30/06/2018

ÉTICA E A FELICIDADE

Eliani Gracez


Okay, tenho que admitir, perdi para os racionalistas. Na juventude eu só queria salvar o planeta e achava que o amor e confiança entre as pessoas seria o caminho. Santa inocência! Anos depois, confesso, muitos anos depois, eu me vejo ainda como aquela inocente criaturinha que queria mudar o planeta com amor e confiança entre as pessoas. O problema não são os inocentes, o problema são aqueles que violentam os inocentes.    Viajei algumas vezes para a Austrália, um pais de primeiro mundo, só perdendo em qualidade de vida para a Suíça, no entanto, o que chama a atenção é que a Austrália, em uma medida da felicidade, está muito abaixo do esperado. Os australianos são organizados de forma que nada falte para uma boa vida. Uma mulher, depois de ganhar nenê, o estado paga para ela ficar em casa só cuidando do filho por alguns anos. Eu disse por alguns anos, e eu não me equivoquei ao escrever. Mas então, por que em uma medida da felicidade o australiano fica tão abaixo do esperado? Embora a sociedade seja estruturada com bases éticas, igualdade social e financeira, onde o trabalhador mais simples e o trabalhador mais graduado, ganham quase a mesma coisa, ainda assim o australiano não é feliz. A felicidade não está tão somente em conceber racionalmente a vida, embora, a concepção racional faça parte. A felicidade está em uma plenitude que a razão, com suas limitações, não consegue alcançar. O estado deve se organizar de forma ética, garantindo liberdade, igualdade e uma vida digna de um ser humano. Mas, nas relações interpessoais devem ser levadas em consideração não somente a ética, mas também as coisas do coração. Um equilíbrio entre razão e emoção. Um equilíbrio entre aquilo que o Estado pode nos dar em termos de organização social e as nossas subjetividades. A vida tem que ser organizada externamente, mas também internamente. Organizar a vida interna com suas subjetividade como se ela fosse um país de primeiro mundo, levando em consideração tão somente a razão, não é garantia de felicidade.

Nenhum comentário: